Saúde

Ansiedade Noturna: Como Lidar Com Esse Problema?

A ansiedade noturna é um problema que assombra muitos indivíduos, transformando um dos momentos que deveria ser um dos mais relaxantes em um cenário de angústia e preocupação. 

A ansiedade noturna não é simplesmente uma dificuldade em adormecer, ela é uma condição que se manifesta ou se intensifica à noite, chegando a provocar sintomas físicos e psicológicos intensos, que comprometem significativamente o sono e a qualidade de vida.

Este artigo tem o objetivo de fornecer uma visão abrangente sobre esse fenômeno, desvendando por que ela acontece e quais estratégias podemos utilizar para lidar com a ansiedade noturna.

Mulher tendo uma crise de ansiedade noturna.
Fonte: Canva

Compreendendo a Ansiedade Noturna

A ansiedade noturna é uma condição caracterizada pela presença de sintomas ansiosos que surgem ou se intensificam durante a noite. 

Ela pode se manifestar de várias maneiras, desde uma dificuldade para adormecer, até despertares noturnos frequentes, pesadelos, pensamentos obsessivos ou preocupações que impedem de ter um sono de qualidade.

Essa condição é mais do que simples preocupações antes de dormir, ela é uma forma de ansiedade que pode ser tão intensa que provoca sintomas físicos, como taquicardia, sudorese e agitação. 

Em casos mais graves, ela pode resultar em ataques de pânico durante a noite, gerando medo e ansiedade em relação ao próprio sono. Isso leva muitas vezes ao paciente apresentar sintomas de evitação do dormir, fazendo uso de energéticos, cafeína e muitas vezes drogas para se manterem acordados o que acaba agravando ainda mais o problema.

Causas da Ansiedade Noturna

Diversos motivos podem contribuir para esse quadro. Em primeiro lugar, o silêncio e a solidão que acompanham as horas noturnas podem deixar as pessoas mais propensas a refletir sobre preocupações ou medos, intensificando a ansiedade.

Outro fator importante é o ritmo circadiano, o relógio biológico interno que regula os ciclos de sono e vigília. Distúrbios do ritmo circadiano podem levar a problemas de sono e aumentar a ansiedade. Um dos maiores vilões que pode contribuir para o quadro de ansiedade noturna é o uso excessivo de dispositivos eletrônicos durante a noite, sobretudo o celular.

Além disso, condições de saúde mental, como o próprio transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico,  transtorno obsessivo compulsivo e depressão, por exemplo, podem agravar os sintomas.

O Impacto na Qualidade de Vida

Os prejuízos de quem sofre com a ansiedade do sono vão muito além do que a dificuldade de dormir. O sono ocupa um papel central em nossa vida e por isso quando ele apresenta alguma alteração isso implica em prejuízo não apenas na saúde mental, mas também na saúde física.

Em primeiro lugar, pode levar à insônia ou a outros problemas de sono. O sono inadequado ou de baixa qualidade pode, por sua vez, contribuir para uma variedade de problemas, desde ansiedade, depressão, até obesidade e doenças cardíacas.

A ansiedade noturna também pode impactar negativamente o desempenho no trabalho ou nos estudos, a concentração, o humor e também nas relações interpessoais. 

Pode ser criado um ciclo vicioso, no qual a falta de sono leva a um aumento na ansiedade, que, por sua vez, leva a mais problemas de sono.

Formas de Gerenciar a Ansiedade Noturna

Embora a ansiedade noturna possa ser um desafio, existem diversas estratégias que podem ajudar a gerenciar essa condição.

Higiene do sono

Criar uma rotina consistente de sono, é fundamental para preparar o seu corpo para a hora de dormir. Fato é que estamos desaprendendo a dormir, ao assumir hábitos não saudáveis que deixam o nosso corpo tenso e ansioso na hora de dormir.

Manter o quarto escuro, silencioso e uma temperatura confortável, evitar alimentos e bebidas estimulantes antes de dormir e limitar o uso de eletrônicos à noite são medidas que podem melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade noturna.

Técnicas de relaxamento 

Princípio básico para dormir é alcançar um estado de relaxamento tal que o seu corpo desacelera e sua mente adormece. Por não conseguir alcançar esse estado de relaxamento e por causa dos pensamentos acelerados é que muitas vezes não conseguimos dormir.

Práticas como meditação, ioga, respiração consciente e técnicas de relaxamento muscular podem ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade e alcançar o estado de relaxamento necessário para conseguir conciliar o sono.

Atividade física

O exercício regular é uma excelente ferramenta para promover bem estar geral e qualidade de vida, mas no caso da ansiedade noturna ela assume um papel central.

A atividade física age tanto no sentido de reduzir a ansiedade o que por si só já iria melhorar a qualidade do sono, como também ajuda na regulação do ciclo circadiano e no equilíbrio de hormônios que são essenciais para uma boa noite de sono.

Terapia cognitivo-comportamental para Insônia (TCC-I)

A TCC-I pode ser muito eficaz no tratamento da ansiedade noturna, por auxiliar as pessoas a identificar e mudar padrões de pensamento que podem contribuir para a piora da ansiedade e insônia.

Além disso, durante o processo de psicoterapia o terapeuta ajuda a instrumentalizar o paciente para que ele consiga identificar gatilhos, desenvolvendo estratégias de enfrentamento e de higiene do sono. 

Tratamento Medicamentoso

Existem algumas medicações que têm o objetivo de induzir ou manter o padrão de sono, mas tais tratamento apenas devem ser utilizados com o acompanhamento médico.

O tratamento medicamentoso pode ser necessário, caso todas as outras estratégias anteriores não forem suficientes, mas ainda assim essa deve ser uma estratégia transitória enquanto as causas estão sendo cuidadas.

Conclusão

A ansiedade noturna é uma condição complexa que pode ter um impacto substancial na qualidade do sono e, consequentemente, na qualidade de vida de uma pessoa. 

Embora possa ser um problema assustador e desafiador, é importante lembrar que existem várias estratégias eficazes para gerenciá-lo. 

Além disso, se a ansiedade noturna estiver afetando significativamente sua vida, buscar a ajuda de um profissional de saúde mental é uma opção válida e encorajada.

A luta contra a ansiedade noturna não é uma jornada que se deve enfrentar sozinho. Com as ferramentas e recursos certos, é possível superar a ansiedade noturna e recuperar a tranquilidade do sono e qualidade de vida.

Kayo Barboza

Médico Psiquiatra (CRM/BA 27300/RQE 17784) com formação em Mindfulness, fundador do Projeto Kalmaria e apaixonado pela missão de promover saúde mental para o maior número de pessoas possível.

Avatar